sábado, 19 de janeiro de 2013



Processo de colonização



Durante os séculos XV e XVI, os europeus, principalmente portugueses e espanhóis, lançaram-se nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico com dois objetivos principais: descobrir uma nova rota marítima para as Índias e encontrar novas terras. Este período ficou conhecido como a Era das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos.
Os primeiros colonizadores chegaram ao interior do Brasil e nas imediações do município de Jacaraci, em 1554. Apesar da presença de índios nas terras, os portugueses foram os primeiros a garimparem a região de Jacaraci em busca de ouro, e o encontraram em pepitas e em pó, nos rios do banho, do gavião e no Morro do Chapéu, fundando o povoado denominado de início de Almas Benditas de Nossa Senhora da Boa Viagem.
Em sete de junho de 1880, nossa cidade deixou de ser um povoado passando a ser, um município denominado de Almas Benditas de Nossa Senhora da Boa Viagem, e após vinte e dois anos de emancipação passou a ser chamado de Jacaraci, sendo nomeado assim por haver um barro no Rio Jacaraci (Banheirão) com o nome de jacaracica.
Atualmente, nosso município é composto de distritos: Paiol e Irundiara, existindo ainda dois povoados: São José e Itumirim.
Constam relatos de que o município de Jacaraci foi habitado por indígenas da família kamaká, tronco macro-jê língua kamaká e dialeto Mongoió; índios mongoiós, como eram chamados pelos portugueses. Eram fisicamente fortes, estatura média e cor morena. Atualmente há remanescente indígena no distrito de Irundiara da Família dos Tiubas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário